UENP participa de Dia D da saúde em escolas públicas de Jacarezinho

Quinta, 09 Mai 2024 14:32 por Editor da Comunicação Social
Os alunos de Odontologia realizaram apresentação de teatro, de dança e promoveram brincadeiras para falar com as crianças sobre a importância do cuidado com saúde bucal Os alunos de Odontologia realizaram apresentação de teatro, de dança e promoveram brincadeiras para falar com as crianças sobre a importância do cuidado com saúde bucal

Os alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participaram do Dia D da Saúde realizado, na quarta-feira, 8 de maio, em quatro escolas municipais de Jacarezinho. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as escolas Professora Ismênia de Lima Peixoto, Doutor João de Aguiar, Professor Renato Azzolini e Professor Silvestre Marques.

Durante o evento, os discentes realizaram apresentação de teatro, de dança, promoveram brincadeiras para falar com as crianças sobre a importância do cuidado com saúde bucal. “Mais de 550 crianças receberam kits de higiene com escova e pasta de dente. As atividades foram desenvolvidas com muita qualidade pelos alunos e professores da UENP. O papel da Universidade é levar à população o conhecimento científico”, destaca a professora do curso de Odontologia, Sônia Regina Leite Merege.

A diretora do Departamento de Odontologia de Jacarezinho, Elen Breganholi da Silva, explica que o Dia D é uma ação promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes. “Nesse dia, realizamos ações de promoção à saúde, de prevenção a doenças e agravos e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e de jovens da rede pública de ensino”, explica.

Para Elen, a avaliação e a promoção de saúde bucal é essencial e se configura como uma forma de o cirurgião dentista e a equipe identificarem sinais e sintomas relacionados a alterações observadas nos alunos. “Com isso, melhora o conhecimento, o comportamento e as atitudes de alunos e professores do sistema escolar, a fim de prevenir e controlar doenças bucais”, observa.

Segundo a professora do curso de Odontologia, Veridiana Silva Campos, os objetivos dessas ações são orientar as crianças sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal, bem como ensiná-la as melhores práticas para se manter uma boa higiene. “É uma parceria importante em prol da saúde bucal do município, que fortalece o vínculo e comprometimento com a saúde pública”, conclui.

Os projetos de extensão da UENP envolvidos na ação foram “Ações educativas, preventivas e promoção da saúde bucal em crianças de Jacarezinho”; “Projeto de saúde bucal: expansão e fortalecimento das ações de promoção, prevenção e indicação de tratamento na saúde bucal na cidade de Barra do Jacaré”; e “Odontologia e Autoestima: influência da clínica odontológica da UENP na percepção de autoestima da população envolvida”.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA – VAGAS REMANESCENTES - 2024

• Designa Banca Examinadora para defesa de trabalho científico com memorial descritivo nos termos do Art. 12, inciso II da Lei Estadual nº 11.713/1997.

• CONVOCA, a candidata abaixo, classificada no Processo Seletivo para concessão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), conforme EDITAL No 06/2024 PPG-CMH/UENP.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo - Residência em Reabilitação Física (RRF).

• O Professor Doutor Luiz Fernando Kazmierczak, Diretor do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, no uso de suas atribuições regimentais, considerando a Resolução n.°018/2023 – CEPE/UENP, TORNA PÚBLICO o resultado da análise dos pedidos de aproveitamento de estudos de veteranos para dispensa de disciplinas no ano letivo de 2024.